quinta-feira, 4 de agosto de 2016

"EDUCAÇÃO"


       "A Educação é o primor da Alma. Quem a tem, busca mais, por encontrar felicidade na gentileza e respeito aos outros. O educado ouve, para depois responder; mesmo assim em tom agradável, e com maneiras favoráveis ao bom senso.
*
       A educação é uma luz divina que desponta no horizonte da mente.
       A educação é uma fragrância que desprende da Alma que respira no ambiente do amor.
*
       Quando alguém te fala, ouve com interesse, pois de tudo podes tirar proveito, para o aprendizado da vida; se o assunto te contraria, não contradigas de estalo, pensa um pouco e, por simples gesto, podes desviar a conversa. Se o falador é insistente e sofre de algo que exige o falatório, espera mais um pouco, que a caridade se faz também pelos ouvidos.
       Quem somente gosta de falar sem ouvir aos outros, acaba ficando sozinho.
       A palavra é uma força grandiosa, mas quando nela a educação está presente.
       Quem desconhece a disciplina, por certo nunca sentiu a verdadeira alegria.
       Se alguém se julga mestre, e lhe falta a educação de ouvir os discípulos, ele ainda não aprendeu o que lhe convinha aprender.
*
       Parece exagero das boas maneiras, mas, em verdade, quem corta o assunto que está ouvindo, para falar o que lhe veio na mente, envergonha quem ouve e esfria o ambiente da prosa.
*
       Educação, no dicionário da vida, é sinônimo de esforço, é trabalho no mundo íntimo, que Deus abençoa de hora em hora, que Jesus ajuda constantemente, que os Espíritos elevados não param de nos inspirar.
*
       Quando conversares com o amigo, estimula nele as boas ideias que te fluírem, e faze-te esquecido dos pensamentos desfavoráveis à tônica evangélica. Essa ajuda, quando continuada, propicia ótimos resultados.
*
       Os teus ouvidos poderão ser canais de sublimação, dependendo do uso que fizeres deles. Assim também as tuas mãos e os outros órgãos.
       Cumpre a cada criatura desenvolver seus dons, para que Deus possa multiplicá-los na sequência do tempo, e na área do espaço.
*
       Quem deseja educar, deseja ouvir; e quem serve sem exigências, começa a viver, conscientemente no amor."
(“Tuas Mãos”, Carlos/João Nunes Maia)

Sem comentários:

Enviar um comentário